O branding pode ser entendido como os conceitos que definem a empresa e o modo como ela se posiciona no mercado. É um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que relaciona o produto ao usuário. É necessário que funcionários e clientes consigam compreender os fundamentos que regem a marca e que estes tenham coerência com os desejos e preferências de seu público-alvo. Além disso, ele serve como orientador para as decisões da empresa.
Depois de implantada a marca, os gestores devem trabalhar para manter seus princípios sempre ativos na mente dos consumidores. Isso só é possível através de um árduo exercício das ações de comunicação. Um dos objetivos do branding, por tanto, é colocar a marca como parte da cultura no cenário onde está inserida, não se limitando, apenas, ao campo econômico. Em muitos dos casos, ele é o responsável por fidelizar clientes, pois está ligado a questões psicológicas dos consumidores. Ele, também, auxilia a empresa a adotar uma postura mais confiante no mercado e a sentir-se mais confortável durante o processo de tomada de decisões. Sua construção, no entanto, precisa ser baseada nas necessidades e desejos dos consumidores da marca.
É formado pela visão, missão, valores, posicionamento, ideia central, conceito unificador, arquitetura da marca e outras definições da empresa. A identidade da marca, por tanto, deverá “transpirar” os valores da empresa, distribuindo associações criadas por todos os ambientes. As especificações técnicas do que está sendo vendido, deixaram de ser a base para as propagandas. Atualmente, o clima e as emoções transferidas ao receptor são capazes de criar um valor adicional ao produto. O cenário atual exige que as empresas sejam muito mais que apenas um instrumento de consumo. Marcas que são capazes de vender uma experiência ao consumidor, e não apenas um produto, se tornam muito mais fortes e geram mais vendas. Elas despertam uma sensação em seu público que afetará diretamente no processo de escolha da compra. Como exemplo, podemos citar a Coca-Cola. Os três preceitos que regem sua missão são: refrescar o mundo, inspirar momentos de otimismo e marcar a diferença. Subjetivamente associamos a bebida a momentos felizes e a sabor refrescante devido ao excelente trabalho do marketing da companhia ao longo dos anos, que estabeleceu de maneira sutil estes conceitos em nossas mentes.
Se você deseja se destacar da concorrência, ganhar mercado e atrair mais consumidores através de uma estratégia de posicionamento eficiente, entre em contato conosco. Nós sabemos como fazer sua empresa decolar.
E aí, vamos voar juntos?